O assunto mais sério que existe
Houve um tempo em que toda casa católica conhecia os quatro Novíssimos. Eles eram pregados do púlpito, recordados nas missões populares, repetidos nos catecismos e inscritos na própria pedra das igrejas, onde o juízo final cobria paredes inteiras para que ninguém o esquecesse. O cristão sabia que ia morrer, sabia que seria julgado, e ordenava a vida a partir desse saber. A morte não era um acidente sobre o qual se evita falar. Era o horizonte que dava sentido a tudo quanto vinha antes.
Esse horizonte se apagou da conversa comum. A doutrina não mudou, pois não pode mudar, mas o assunto saiu de cena. Pregam-se hoje, com frequência, a misericórdia sem o juízo, o consolo sem a advertência, o céu sem o caminho que a ele conduz. O resultado é um catolicismo que sabe que existe um além, mas não sabe descrevê-lo, e que diante da morte de um ente querido se vê tão desarmado quanto quem nunca creu. A fé que não pensa o seu fim acaba por não pensar coisa alguma com profundidade, porque é do fim que tudo recebe medida.
As razões desse silêncio são compreensíveis. Houve, no passado, abusos. Uma pregação que manejava o inferno como chicote, que media a santidade pelo susto e que confundia conversão com pânico deixou cicatrizes. A reação contra esses excessos foi, em parte, justa. Mas a reação correu longe demais. Para não assustar, calou-se. Para não parecer sombrio, omitiu-se. E o católico médio, que outrora possuía uma doutrina inteira sobre o seu destino, ficou com fragmentos, intuições e, no lugar do ensino da Igreja, as imagens que o cinema e a cultura popular lhe forneceram.
No vácuo deixado pela pregação séria, dois substitutos avançaram. De um lado, o sensacionalismo. Multiplicaram-se os livros de profecias, as cronologias do fim do mundo, os relatos de visões particulares tratados como se valessem tanto quanto o Evangelho. De outro, a dissolução. Espalhou-se a ideia, raramente dita com todas as letras mas amplamente suposta, de que no fim todos se salvam de qualquer modo, de que o inferno está vazio ou não existe, e de que a vida moral, no limite, não decide nada. As duas tendências parecem opostas. Na verdade, têm a mesma raiz, a perda do ensino sóbrio da Igreja, que não cabe nem no espetáculo nem na indiferença.
Esta obra nasce para preencher esse vazio. Ela parte de uma convicção sobre o leitor. O católico adulto de hoje não quer ser poupado da verdade nem entretido com fantasias. Quer compreender. Quer saber o que a Igreja ensina, com que grau de certeza o ensina, e o que permanece, dentro da própria fé, como questão aberta. Quer distinguir o que é obrigatório crer daquilo que é piedoso acolher. Esse leitor não é raro. É, em grande número, quem busca um livro como este e não o encontra, porque o nicho oscila entre o manual técnico, ininteligível para quem não cursou teologia, e a literatura de aflição, que vende medo embrulhado em devoção.
A editora escreve para quem está disposto a um trabalho adulto. Não há, nas páginas seguintes, atalhos emocionais. Há doutrina exposta com cuidado, distinções mantidas com rigor e uma esperança que não precisa mentir sobre a gravidade das coisas para se sustentar. Acima de tudo, o leitor encontrará Cristo. Os Novíssimos não são quatro temas avulsos arrumados em sequência. São quatro modos de dizer que a história humana caminha para um encontro, e que esse encontro tem um rosto. A morte foi vencida por alguém. O juízo será feito por alguém. O céu é a presença de alguém.
A Introdução continua, e os catorze capítulos percorrem um a um os quatro fins últimos. A obra completa está na Amazon.
Continuar a leitura na Amazon


